top of page

O que é a Reabilitação?

Conjunto de intervenções externas, assistidas, treino e condicionamento direcionadas à recuperação do indivíduo, que buscam minimizar o impacto das incapacidades funcionais e para atingir o máximo de seu potencial físico, psicológico e social.

 

Almeja a capacitação do indivíduo, sua reintegração social e ocupacional considerando as limitações remanescentes. Inclui um aprendizado ativo e trabalho interdisciplinar com foco na função.

O que é a Fisiatria??

A Medicina Física e de Reabilitação, também conhecida como Fisiatria, busca a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, particularmente relacionadas ao sistema nervoso, muscular e osteoarticular, que produzem incapacidade temporária ou permanente.


É uma especialidade médica que lida com avaliação e tratamento de indivíduos cuja capacidade funcional esteja limitada temporariamente ou permanentemente. Ela foi criada na década de 1930 e reconhecida no Brasil na década de 1950.
O médico fisiatra tem como objetivo melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pessoas com problemas que levam a algum grau de incapacidade, como no acidente vascular cerebral, no traumatismo craniano, na lesão da medula espinal e na paralisia cerebral.


A atuação se dá através de uma consulta direta com um determinado paciente, que em alguns casos pode ser realizada em conjunto com outros profissionais de saúde em uma avaliação multidisciplinar.


Com base no diagnóstico, é estabelecido um plano de tratamento que pode englobar a prescrição de medicamentos, a indicação e realização de procedimentos como aplicação de toxina botulínica tipo A, infiltrações, a prescrição de órteses e o encaminhamento para a realização de tratamento com outros profissionais de saúde.


Em situações que causam maior impacto na capacidade funcional, o paciente deve receber cuidados de uma equipe multiprofissional para permitir maior otimização do seu tratamento de reabilitação.


O médico fisiatra pode atuar de diversas formas, sempre avaliando o indivíduo de forma integral e propondo tratamentos com objetivo de proporcionar o máximo desempenho funcional possível ao paciente. 

Perguntas frequentes

bottom of page